7 funcionalidades obrigatórias para um ecommerce de sucesso

magento-funcionalidades-imagem-01

O mercado do comércio eletrônico é totalmente dinâmico. É preciso estar ligado nas tendências para sair na frente da concorrência utilizando as melhores estratégias. Para isso, é fundamental também que você tenha uma plataforma robusta, adequada às necessidades peculiares do seu negócio. Você deve estar se perguntando: Quais as funcionalidades essenciais que meu e-commerce precisa ter para ser um sucesso, certo? Por isso, listamos as principais funcionalidades para você sair na frente com uma loja virtual de sucesso! Confira:

1. Editor de conteúdo

Primeiramente, é importante que você tenha total controle da parte administrativa de sua loja, sem que haja vínculo ou dependência com a empresa que desenvolveu o e-commerce. Por isso, é essencial que a área para gestão de conteúdo de sua loja, seja completa e permita total edição dos itens que a compõem como as imagens, as descrições dos produtos, os dados da empresa, os textos institucionais e tudo mais que não contemplar a parte de conteúdo estático pré-definido.

2. Banner promocional

É importante que seu e-commerce tenha espaço para exposição de banners promocionais. Assim como o conteúdo, este recurso precisa ser editável, de forma que você o substitua sempre que for estratégico para o seu negócio. O banner promocional permite que você dê destaque a determinados produtos, enfatize de forma visual promoções ou condições especiais por data comemorativa, por exemplo. O ideal que ele seja rotativo e fique posicionado no topo da homepage, logo abaixo do menu superior.

3. Ferramentas de SEO

Um e-commerce de sucesso precisa trabalhar com ferramentas de otimização para os mecanismos de busca, principalmente do Google, responsável por mais de 85% das buscas na web. Além de urls amigáveis, sua loja deve ter páginas formatadas, assim como todo o seu conteúdo, de forma que sejam bem indexadas nos mecanismos de busca. Possibilidade de integração com as ferramentas do Google Analytics, Google Site Maps, dentre outros também são fundamentais.

4. Meios para confirar oportunidades Cross-selling e Up-selling

Duas excelentes formas de aumentar a taxa de conversão em vendas de sua loja virtual é através de cross-selling e do up-selling. O primeiro consiste na oferta de produtos complementares ao que foi adquirido pelo consumidor, enquanto o outro baseia-se em oferecer um produto similar ao que o cliente está comprando, porém mais completo e, consequentemente, mais caro.

Para que você defina este tipo de estratégia é fundamental que sua plataforma ofereça meios de configurar os produtos que serão relacionados através do painel de admin, assim como propicie a exposição correta destes produtos aos clientes com base em padrões de navegação. Através destas ações você consegue, inclusive, aumentar o ticket médio em sua loja. O mais interessante é que esta ação pode ser aplicada tanto no ato da compra como na pós-venda, com envio de e-mail marketing segmentado.

5. Integração com ferramentas para o envio de e-mail marketing e newsletter

Suas vendas estarão diretamente relacionadas às suas ações de marketing. O e-mail marketing e a newsletter continuam sendo excelentes formas de se relacionar e fomentar as vendas com o seu cliente. Certifique-se que seu e-commerce permita que estes consumidores se cadastrem para receber as ações de sua loja virtual por e-mail, gerando uma base de dados sólida e relevante para alimentar suas campanhas.
A maioria das plataformas não possuem como recurso os disparos automáticos das mensagens. Porém, é fundamental que ela permita a integração com ferramentas específicas do mercado.

6. Ampla integração com meios de pagamento

Seu e-commerce deve oferecer a maior variedade possível de formas de pagamento para o seu cliente. Dessa forma, você não restringe o aumento das conversões em venda por essa questão. É importante que sua loja virtual esteja integrada com pelo menos um intermediador financeiro ou com as operadoras de cartão e boleto bancário. A decisão sobre quais formas de pagamento serão disponibilizadas deve fazer parte de sua estratégia comercial, considerando o perfil de compra de seus clientes, assim como os prós e contras de cada fornecedor dos serviços.

7. Opção de checkout em um único passo

Para finalizar a compra, o cliente passará pelo checkout, onde realizará o cadastro, efetuará o pagamento, terá acesso às informações sobre o frete para o cálculo final e confirmará a compra. Essa página deve passar transparência, transmitir segurança ao consumidor, mas acima de tudo, é fundamental que ele seja rápido e prático – a usabilidade faz toda a diferença!

Por isso, contar com a funcionalidade do checkout em uma única página (one step checkout) é fundamental para reduzir os passos para finalização da compra, trabalhar a usabildade como experiência de marca e, assim, aumentar as taxas de conversão em vendas de seu e-commerce.

Estas são algumas funcionalidades para que você tenha um e-commerce de sucesso.

Escolha uma plataforma completa, que lhe permita desfrutar de todos estes benefícios e veja os resultados na prática.

2017-01-24T20:24:39+00:00

RECEBA DICAS VALIOSAS NO SEU EMAIL

x