Alterando a ordem de exibição dos produtos

Apesar do catálogo de apresentação de produtos do Magento ser bem completo, você ainda tem a liberdade de configurar a forma como estes produtos serão exibidos no frontend.

Neste post iremos nos concentrar na opção de listagem por ordem. Onde o cliente informa a preferência de exibição dos produtos (menor preço, maior preço, mais vendidos, por nome, etc.)

exibicao-produtos-magento-1

Traduzindo o label

A tradução do Magento é feita basicamente por arquivos CSV, que são mapeados por “chave”,”valor”. Porém, existem muitas palavras no sistema que são recuperadas do banco de dados, consequentemente não podem ser traduzidas por arquivos csv.

A ordem de exibição dos produtos é feita através de atributos do produto, atributo preço, atributo nome, e assim por diante. Os atributos são salvos no banco de dados, então a tradução destes termos acontece no backend do sistema. Acesse:

Catálogo > Atributos > Gerenciar Atributos

Clique no atributo “price” para editar. Em seguida, no menu a esquerda clique em “Gerenciar Descrição”. Agora você pode traduzir o termo, ou alterar para se adequar a apresentação do seu catálogo.

exibicao-produtos-magento-2

Opções de listagem

De início, quando instalamos o Magento, temos poucas opções de listagem. Basicamente “relevância”, “nome”, “preço”. Mas nada impede que você adicione novos atributos como opções de ordem de exibição. Acesse:

Catálogo > Atributos > Gerenciar Atributos

Novamente, clique no atributo “price” para editar. Na guia “Propriedades Frontend” você tem diversas opções de configuração para apresentação deste atributo no frontend da sua loja.

A última opção “Usado para organizar a listagem de produtos”, quando marcado com “sim”, adiciona o atributo ao dropdown de opções. E quando marcado com “não” o atributo deixa de ser apresentado como opção. Faça o teste!

exibicao-produtos-magento-3

Não funcionou

Importante ressaltar alguns pontos. Pois alterações no frontend podem não sair como esperado.

Sempre que você fizer uma alteração de frontend procure atualizar ou desabilitar o cache do Magento. E lembre-se que navegadores também possuem cache de navegação. É preciso atualizar para visualizar as modificações.

Essa funcionalidade depende do template. Pois afeta o template, sua apresentação. Então minha sugestão é que você faça os testes usando o template default/padrão do Magento, e depois de ver tudo funcionando, você aplique no seu template customizado.

Se as alterações não funcionarem no seu template customizado, procure verificar as alterações feitas nos arquivos de listagem de catálogo, você pode ter excluído algum comando responsável pela ordem de exibição de produtos.

Novos padrões

Talvez você queira colocar o atributo “price” como padrão de listagem, ou então você criou um atributo que será o novo padrão de listagem. Para isso acesse:

Sistema > Configuração > Catálogo > Catálogo

E na guia “Frontend” veja a opção “Listando produtos pela ordem”. Informe neste campo qual atributo será o padrão do sistema.

exibicao-produtos-magento-4

Mais e mais…

Você deve ter reparado enquanto navegava entre as opções de configuração de atributos que existem muitas alternativas e possibilidades a serem exploradas ainda.

Principalmente em questões relacionadas ao frontend. Veremos outras configurações de catálogo em outra oportunidade, enquanto isso vá explorando a ferramenta e realizando testes. Mas com cuidado, em um ambiente de testes de preferência.

Sucesso!

FONTE:  http://mariosam.com.br/

2015-06-29T19:13:35+00:00

RECEBA DICAS VALIOSAS NO SEU EMAIL

x