Atualização de segurança do Magento

magento-seguranca-01

Veja como aplicar as atualizações de segurança para o Magento, lembrando que caso não tenha total segurança do que está fazendo, prefira contar com a ajuda de um profissional.

Nos últimos messes, o Magento recebeu três atualizações de segurança, o que pouca gente sabe é como proceder com essa instalação diferenciada já que poucos sabem como realizar o acesso ssh no seu servidor, então a pedidos resolvi criar este artigo e ensinar como atualizar o sistema Magento.

Antes de começar:

Para proceder com essa instalação é necessário ter o acesso via FTP e que seu provedor permita o acesso via ssh, caso utilize o Windows ou Linux precisará baixar um programa para realizar esse procedimento, o mais popular é o putty que dispensa instalação, basta baixar e executar (Link para download direto).

Depois disso é preciso baixar as atualizações do site da Magento e enviar para a pasta raiz da sua loja.

magento-seguranca-02

Nos testes que realizei não encontrei problemas, mas pode ser interessante fazer um backup da sua loja antes de proceder com a instalação.

Para iniciantes

Caos não tenha experiência nesse tipo de acesso, aqui vai um passo a passo bem explicado, caso já tenha experiência pule para o próximo tópico

Depois de enviar os arquivos de atualização para a pasta raiz da sua loja, faça o seguinte:

Abra o putty e informe os dados para acesso via ssh, geralmente são os mesmos dados para o acesso via FTP, por exemplo: usuario@ftp.seusite.com.br onde usuario deve ser seu usuário de FTP e ftp.seusite.com.br deve ser seu endereço de FTP, clique no botão Open.

magento-seguranca-03

Caso seja sua primeira vez será mostrada uma mensagem alertando sobre isso, apenas aceite.

Caso apareça uma mensagem de erro e o acesso não aconteça, contate seu provedor para saber como é feito o acesso SSH.

Estando tudo certo, aparecerá uma mensagem pedindo sua senha, muita atenção porque parecerá que nada está sendo digitado Enter do seu teclado.

magento-seguranca-04

Caso a senha esteja correta ele dará a mensagem de boas vindas e poderemos inserir comandos para o servidor,

Primeiramente digite o comando pwd para saber seu diretório atual, será mostrado o caminho físico do servidor onde fica localizada sua hospedagem e que é a mesma pasta raiz do ftp, pode ser necessário entrar na pasta referente ao seu site, por exemplo, se no FTP seu site fica na pasta public_html, acesse com o comando cd public_html, mas caso sua loja fique numa subpasta, como public_html/loja, então digite cd public_html/loja.

Instalação

Agora vamos a instalação de fato, que é muito simples, já acessando o putty, na pasta raiz da sua instalação e com os arquivos de atualização nela execute o comando de acordo com a extensão do arquivo, sh para arquivos de extenção .sh ou patch –p0 < para arquivos com extensão .patch. Por exempo:

Para executar o arquivo PATCH_SUPEE-4829_EE_1.14.1.0_v1-2015-02-10-07-57-21.sh

Execute o comando:

sh PATCH_SUPEE-4829_EE_1.14.1.0_v1-2015-02-10-07-57-21.sh

Para executar o arquivo atualizaar.patch

Execute o comando:

patch –p0 < atualizaar.patch

Dica: no putty pra dar um Cntrl+v use as teclas Shift + Insert

Depois disso serão executadas as ações necessárias e será impresso na tela um relatório das ações tomadas.

Quando terminar use o comando exit para sair e fechar o putty.

Problemas para acessar o servidor via ssh?

Alguns provedores não deixam o acesso via ssh liberado por padrão, consulte seu provedor para saber como liberar esse acesso ou se utiliza o cpanel procure a opção pertinente para liberar o acesso ssh

Caso seu provedor diga que não é possível liberar esse acesso por motivos de segurança ficará muito complicado pra executar essa atualização, é possível criar um arquivo php com essa função, mas nos testes que fiz não tive um bom resultado, fora que não testei em um servidor que bloqueasse o acesso SSH.

Então é isso este artigo era pra ser bem curto mesmo e ficou mais longo porque eu queria deixar bem claro para que qualquer pessoa saiba como atualizar sua loja, mas caso você não tenha confiança de executar essa tarefa conte com a ajuda de um desenvolvedor para isso e evite possíveis dores de cabeça.

Um abraço e até a próxima.

2017-01-24T20:24:05+00:00

RECEBA DICAS VALIOSAS NO SEU EMAIL

x