Boas práticas no uso do Magento

Seguem alguns mandamentos no desenvolvimento usando o Magento:

magento-boas-praticas-imagem-01

1. Procure sempre entender a estrutura de pastas e diretórios do Magento, é confuso no começo mas depois de compreendido se torna a coisa mais linda do mundo.

2. Não altere nenhum código que vem de fabrica da plataforma, um dos pontos fortes do Magento é a sobrescrita de código que permite que você consiga customizar tudo no magento criando coisas novas, é possível sobrescrever blocos, controllers, até arquivos CSS e Javascript, incluindo classes do prototype.

3. Use sempre uma ferramenta para debugar Javascript, no Magento você vai precisar muito disso, o Firebug é uma boa pedida.

4. Não tenha receio de usar o path hints (aquele recurso no Magento que exibe os path dos phtml que tem os templates utilizados para popular a página, bem como a classe dos seus blocos).inclusive há muitos recursos hoje em dia que automatizam este processo, um é o wiz, muito legal para os amantes das linhas de comando e ainda existe um módulo magento, deve haver mais de um mas tive preguiça de pesquisar, que rapidamente habilitam o hints, esqueça da administração, pelo menos esta parte dela, rs.

5. Para quem está começando a programar frontend, por favor entenda que a pasta default dentro de default (a famosa default/default) é o tema que aparece quando é instalado o Magento, a primeira pasta default é o pacote e a segunda é o tema, por isso não adianta mudar nada naquele tema, a não ser que você queira usar exatamente o mesmo tema do magento e customize pequenos detalhes (total falta de criatividade, desculpa ae mas eu acho isso), por isso a recomendação aqui é: crie um pacote novo para sua loja (mais de um para multilojas) e coloque seus temas e os customize dentro destes pacotes.

Essas são algumas dicas, em breve teremos mais.

2017-01-24T20:25:08+00:00

RECEBA DICAS VALIOSAS NO SEU EMAIL

x