Certificação Magento – Introdução 2

Olá a todos,

Começaremos a estudar de fato para certificação Magento

Antes quero deixar claro que somente o estudo deste blog não ajudará nem garantirá sua certificação, somente servirá de apoio o que valerá mais no exame será sua experiência com a plataforma, seu estudo do guia e do código e só depois todas as leituras complementares como em blogs como este.

Bom antes de mais nada para entender a estrutura do Magento é necessário tem bem claro em mente como funciona a arquitetura MVC (Model-view-controller) bem como orientação a objeto.

Há dois artigos muito bons falando sobre o conceito de MVC aqui e aqui

Na pasta raiz do Magento há uma pasta chamada app onde fica todo o código que efetivamente roda a aplicação, em momento oportuno irei explicar a existência dos principais diretórios do Magento.

Dentro deste pasta encontram-se a pasta code, design, etc e locale bem como o arquivo Mage.php.

Os diretórios etc e locale e o arquivo Mage.php não fazem parte do escopo deste post, serão explicados adiante, a pasta code guarda uma espécie de frontend de todos os módulos do Magento inclusive os módulos que rodam o próprio Magento.

Model e Controller são encontrados na pasta code, View é encontrado na pasta design e seus blocos na pasta code.

Pois caso você não saiba o Magento roda em cima de uma plataforma muito conhecida chamada Zend Framework, ali está o coração do Magento, a forma como ele é programado está ali, porém o Magento que a gente vê na verdade são um conjunto de módulos programados em cima dessa programação feita com Zend.

A instalação padrão do Magento já são estes conjuntos de módulos e a abertura para instalação e desenvolvimento de mais módulos.

Na pasta code estão os três codepools, diretórios que determinam a família do módulo, community (módulos instalados de fora), core (módulos do Magento), local (módulos desenvolvidos para uma loja específica).

Ao entrar no diretório de qualquer módulo temos uma divisão mais clara do MVC interno do módulo.

Para completar a explicação deste post leia um artigo de introdução ao desenvolvimento de módulos no Magento aqui

Dentro da estrutura do Modulo

Referências

Model no Magento
MVC 1
MVC 2

2017-01-24T20:24:40+00:00

RECEBA DICAS VALIOSAS NO SEU EMAIL

x