Como configurar múltiplos idiomas no Magento

Para criar uma loja virtual multilíngue usando Magento e adicionar a função para alterar o idioma do site não é muito difícil, só precisamos adicionar os arquivos de tradução através do FTP e realizar a configuração de cada loja para utilizar o idioma correto, vamos lá então.

O primeiro passo é inserir os arquivos de tradução do Magento por meio do FTP, esses arquivos podem ser encontrados no site do Magento Community. Não estão disponíveis todos os idiomas e muitos também não tem a tradução completa, porém os principais estão 100% ou quase e caso seja necessário, você mesmo poderá adicionar termos aos arquivos, aperfeiçoando a tradução.

Após fazer o download dos arquivos necessário acesse o FTP da sua loja e insira os arquivos dentro da pasta correspondente no Magento conforme a figura abaixo:

magento-multiplos-idiomas-01

Lembre-se que será necessário criar uma pasta para cada idioma, basta seguir o padrão do Magento, dentro do arquivo compactado de cada idioma tem a estrutura de pastas completa, basta extrair e enviar por FTP, mas por segurança aconselho a conferir os arquivos para certificar que irão para o local correto.

Após inserir os arquivos será necessário acessar o painel de controle do Magento e realizar a criação de cada frontend da loja para cada idioma, é algo parecido com a criação de multilojas, mas ao invés de ter produtos distintos, ou aparência diferente, nós vamos mudar apenas o idioma exibido no site.

Bom mãos a obra então!

Acesse o System Menu -> Manage Store, se seu Magento estiver em português então será Sistema->Gerenciar Lojas você verá a loja padrão do Magento, vamos criar mais uma loja para nosso tutorial, mas quero deixar claro que deverá ser criado uma loja para cada idioma, veja na figura abaixo um exemplo:

magento-multiplos-idiomas-02

Na figura acima eu renomeei a loja padrão do Magento e criei mais uma loja para o idioma inglês, esse processo é simples, basta usar o padrão do Magento como modelo, mas no momento de criar a visão da loja, você deverá nomear de acordo com cada idioma para diferenciar tanto na configuração como na exibição para o usuário.

Após a criação das lojas devemos ir ao menu Sistema->Configuração, em inglês, System Menu->Configuration, ao acessar esse menu teremos no menu lateral esquerdo o escopo da configuração, é nele que selecionamos qual loja estamos configurando:

magento-multiplos-idiomas-03

Basta selecionar o escopo da configuração e na guia Geral do menu lateral efetuar as configurações de idioma para aquele escopo.

magento-multiplos-idiomas-04

Apenas para facilitar toda a configuração, se deixarmos marcados os checkbox ao lado de cada campo o Magento, ou melhor a loja, utilizará a configuração padrão do escopo principal. Com isso só precisaremos configurar aquilo que for necessário para o escopo que estamos usando. Basta ir até o frontend da sua loja e ver que agora aparece um campo para seleção de idioma.

Enfim todo o processo deverá ser realizado para cada idioma que for utilizar em seu projeto, apesar de trabalhoso, ter que criar um escopo para cada idioma, não é difícil de ser feito.

Espero que este tutorial auxilie muitos colegas, no próximo vou mostrar como fazer a configuração para converter e exibir os valores dos produtos na moeda escolhida pelo usuário, até lá!

2017-01-24T20:24:09+00:00

RECEBA DICAS VALIOSAS NO SEU EMAIL

x