Como criar blocos estáticos no Magento

Aprenda para que serve um bloco estático no Magento e como você pode criar blocos para sua loja virtual, permitindo mostrar desde pequenos trechos de textos, trechos de códigos html , blocos informativos, além de inserir imagens dentro deles.

Blocos estáticos é uma ferramenta de grande importância para uma loja virtual Magento, onde o lojista poderá facilmente atualizar algumas áreas específicas da loja pelo próprio sistema administrativo.

Eles são perfeitos para criar desde pequenos trechos de textos, trechos de códigos html , blocos informativos, além de permitir inserir imagens dentro deles, o que torna a possibilidade de se criar banners sazonais para serem exibidos na loja virtual por exemplo.

Para criar um bloco estático no Magento, é só ir em: CMS > Blocos estáticos

A primeira tela é a listagem de todos os blocos que temos criados na loja. Aqui o lojista poderá sempre procurar pelo bloco que deseja editar ou excluir clicando sobre ele.

magento-bloco-estatico-imagem-01 magento-bloco-estatico-imagem-01

Para se criar um novo bloco, é só ir até o botão “Criar bloco”, que fica do lado direito superior.

magento-bloco-estatico-imagem-02Temos cinco campos na edição/criação do bloco que são:

Título
É mostrado apenas dentro do sistema administrativo, permitindo ao lojista saber qual bloco é e poder atualizar seu conteúdo ou excluí-lo.

Identificador
É a identificação (id) do bloco. Através desse campo que o lojista vai poder mostrar o bloco em várias áreas que ele quiser da loja. O identificado não poder conter caracteres especiais como acentuação ou espaço entre as palavras.

Store View
Esse campo só aparece se você estiver trabalhando com multi-lojas no Magento. Com ele você poderá mostrar ou não um determinado bloco em uma view. Por exemplo, se a sua loja é multi-idioma você pode criar um bloco estático com o mesmo conteúdo mas em idiomas diferentes, e, dizer qual bloco vai aparecer na view de determinado idioma.

Status
Permite ao lojista habilitar ou desabilitar a exibição do bloco estático na loja. Por exemplo, se o lojista fez um bloco estático de um banner, ele poderá desabilitar o banner e habilitar sempre que quiser.

Conteúdo
É aqui que é inserido todo o conteúdo que irá ter o bloco. Esse conteúdo pode ser textos, códigos html, imagens, códigos javascript, um embed de video entre outros. Podemos formatar o texto de conteúdo usando os icones de formatação do editor, além de poder inserir links para os textos ou banners, criar listas ordenas e não ordenadas, inserir imagens, fazer alinhamentos etc. O botão “Show/Hide editor” server para alternar entre o modo visual de edição bloco ou o mostrar modo html.

Veja no vídeo como criar um bloco estático no Magento

Bem, aprendemos então como criar um determinado bloco estático, mas, como faz para ele aparecer em alguma área da loja virtual? Temos algumas maneiras de fazer isso. Veja:

Inserindo um bloco estático em uma página
Use o seguinte código no conteúdo da página que deseja chamar o bloco estático:

{{block type="cms/block" block_id="identificador_do_bloco"}}

Inserindo um bloco estático XML

<block type="cms/block" name="identificador_do_bloco">
<action method="setBlockId"><block_id>identificador_do_bloco</block_id></action>
</block>

Inserindo um bloco estático diretamente em um arquivo do tema da loja (Editando um arquivo .phtml do próprio tema)

<?php echo $this->getLayout()->createBlock('cms/block')->setBlockId('identificador_do_bloco')->toHtml() ?>

Temos uma outra maneira também de inserir o conteúdo dos blocos estáticos em outras áreas da loja de forma mais dinâmica.

Mas veremos isso no próximo post.

Espero que tenham gostado.

2017-01-24T20:24:09+00:00

RECEBA DICAS VALIOSAS NO SEU EMAIL

x