Como criar um ambiente de trabalho para criar temas Magento 1.9

magento-ferramentas-imagem-01

Se você já desenvolve temas em outras plataformas já deve ter um servidor local para riação de sites off line, em sua máquina, aqui vou mostrar como instalar o Magento 1.9 em sua máquina para testes e criação.

Pré-requisitos

Primeiramente é preciso que você tenha instalado um servidor local para testes, eu uso o xampp, mas você pode usar o servidor de sua preferência, pode até usar um servidor na web, mas eu não aconselho porque não é produtivo, perderá muito tempo entre uma alteração e visualização e precisamos ganhar o máximo de tempo possível.

Baixar a última versão do Magento Open Source/CE, basta entrar na página oficial da Magento, é preciso se cadastrar no site para poder baixar o arquivo zip, no caso estou usando a versão 1.9.0.1.

Baixe também o conteúdo de exemplo, assim não precisaremos criar conteúdo extra e faremos com um conteúdo enorme e variado que nos permite enxergar todos os elementos da loja. Esta opção fica na mesma página que você baixou o Magento, é chamada de Sample Data e está na versão 1.9.0.0.

magento-ferramentas-imagem-02

Mão na Massa:

Agora sim com tudo baixado e instalado vamos criar a instância da nossa loja:

Abra o arquivo magento-1.9.0.1.zip e mova a pasta para seu diretório HTTP, no caso do XAMPP é: C:\xampp\htdocs, então vai ficar assim: C:\xampp\htdocs\magento.

Quando terminar abra o arquivo magento-sample-data-1.9.0.0.zip e acesse a pasta magento-sample-data-1.9.0.0 e mova as pastas media e skin para dentro da pasta do magento que acabamos de criar marque sim para sobrescrever as pastas e sim para substituir qualquer arquivo existente.

magento-ferramentas-imagem-03

Salve o arquivo magento_sample_data_for_1.9.0.0.sql em uma pasta de sua preferência, vamos usá-lo quando trabalhar com o banco de dados.

Depois de tudo copiado renomeie a pasta do magento para de sua preferência, no meu caso vou suar loja1. Assim minha pasta de instalação ficou em C:\xampp\htdocs\loja1.

Criando banco de dados e conteúdo de exemplo

Agora vamos criar o banco de dados para a loja e colocar o conteúdo. É importante que o conteúdo da loja seja colocando antes da instalação, caso contrário não vai funcionar

Com o XAMPP ativado vá no navegador e acesse localhost/phpmyadmin

Na primeira tela preencha os campos de Criar novo Banco de Dados como abaixo loja1 utf-8 e clique em criar

magento-ferramentas-imagem-04

2017-01-24T20:24:37+00:00

RECEBA DICAS VALIOSAS NO SEU EMAIL

x