Entendendo o Fluxo dos Status de Pedidos no Magento

Se tem uma coisa no Magento que nos deixa realmente com dúvida é o fluxo de Status de pedidos no Magento.

Primeiramente, para conseguirmos entender como tudo funciona no Magento, precisaremos compreender por que existem dois campos: Status e State. Qual a diferença? O que significam? Estou ferrado?

Calma, tentarei explicar e deixar isso claro de uma vez por todas.

State:

Os States no Magento são basicamente os status do processo de cada pedido, porém ele é utilizado apenas pelo sistema interno do Magento, ou seja, esta informação não fica disponível para o cliente no front-end da loja. Serve para indicar ao Magento qual o real Status do pedido. No Magento existem 8 (oito) States que não podem ser modificados e não é possível criar novos sem modularização:

New (new): Este state é aplicado para todos os pedidos que entram na loja e ainda não foram revisados, ou seja, pedidos que acabaram de entrar;
Pending Payment (pending_payment): Quando utilizamos um gateway como forma de pagamento, o pedido passa de new para pending_payment;
Processing (processing): Este state é aplicado para qualquer pedido que venha a ter uma fatura ou um envio gerado. Todo pedido que seja faturado ou seja criado uma nota de entrega fica com este state no Magento;
Complete (complete): Quando um pedido é faturado e também entregue ele passa a ficar com o state complete, que significa que o pedido está completo e não há mais o que fazer com ele;
Closed (closed): O pedido entra com o state closed quando uma nota de crédito é criada no valor integral do pedido. Basicamente quando o pedido for estornado;
Canceled (canceled): Como o próprio nome diz os pedidos cancelados passam a ter o state canceled no Magento;
On Hold (holded): Pedidos que devem ser segurados (congelados) por um tempo ficam com este state. Um exemplo prático é quando o mesmo é pago com boleto bancário.
Payment Review (payment_review): O pagamento do pedido está sendo revisado.

Bom, após entender o que é e qual o fluxo dos States no Magento, precisamos entender o por que existem também os Status:

Os Status dos pedidos no Magento, nada mais são do que as labels ou etiquetas dos States dos pedidos no Magento, ou seja, é o que será mostrado para o cliente no front-end da loja.

Vamos tomar como exemplo o State New. Por padrão no Magento o State New tem o Status Pending associado á ele, ou seja, para o Magento o importante é saber que o state do pedido está como New, mas o cliente vai visualizar o status do pedido, neste caso Pending (Pendente).

Basicamente os Status são filhos dos States os quais podemos ter vários Status associados á um mesmo State. Vamos supor que você não queira que quando um pedido entre em sua loja Magento o cliente visualize Pending (Pendente) no painel de cliente, mas sim Recebido e Sendo Analisado. Bastaria você criar um novo Status no Magento chamado Recebido e Sendo Analisado e associar ele ao State New. Feito isso, você pode ir no método de pagamentos que você utiliza em sua loja e configurar que o Status de novos pedidos seja este novo que acaba de ser criado e não mais Pending (Pendente).

Abaixo coloquei uma imagem retirada do site do próprio Magento para vocês entenderem melhor o fluxo de States de um pedido no Magento. Pra mim foi auto-explicativo, espero que também ajudem vocês á entender definitivamente o fluxo e a diferença entre os dois.

tela3

Bom galera, espero que este artigo tenha sido de bom proveito para vocês. Ao menos de minha parte tentei deixar o mais claro possível.

Qualquer dúvida que pairem sobre suas mentes, não hesitem em comentar, ok?

Um abraço e até a próxima!

2014-07-25T19:50:17+00:00

RECEBA DICAS VALIOSAS NO SEU EMAIL

x