Erro ao mudar URL de Administrador (admin) do Magento

No magento, você pode personalizar a URL de acesso ao painel de administrador no momento da instalação. Porém muitas vezes deixamos a instalação padrão e somente ao final do projeto, nos voltamos ao fato que a url admin é, no mínimo, “manjada”, o que pode acabar facilitando tentativas de ataques por usuários mal intencionados.

Porém existe uma armadilha no Magento que pode te levar a causar um erro em sua loja. Veja como NÃO mudar a URL do admin.

Como NÃO mudar a URL do Administrador (admin)!!

Na aba existe uma armadilha. Uma opção para customizar a URL base da administração. Ela se encontra em Sistema ->Configurações -> Administrativo.

Não habilite esse campo, no final desse artigo há a maneira correta de se mudar a URL do admin.

magento-imagem-admin-01

Ao ativar isso, a sessão que você se encontra será limpa. Você irá tentar acessar a nova URL de administração e você receberá um erro 404. E ao tentar acessar a URL antiga do admin, você terá problemas dependendo da versão ou se você já modificou no banco alguma coisa tentando consertar, mas variam entre: uma tela de login do admin em branco que não funciona, erro 404 e até redirecionamentos infinitos.

Porém caso você tenha caído nessa armadilha, a solução é a seguinte.

Abra seu phpMyAdmin (você pode editar o banco de dados com outra ferramenta, como preferir) e vá para tabela core_config_data do banco de dados do seu Magento. Você terá que editar umas 4 ou mais linhas.

magento-imagem-admin-02

O campo ‘admin/url/use_custom’ sinaliza que a URL personalizada para administração está ativada. Remova essa linha assim como as outras que foram adicionadas a partir dela, que são: “admin/url/custom’, ’admin/url/use_custom_path’, ‘web/unsecure/base_url’, ‘web/secure/base_url’ (confira a imagem acima). Observe que já existem os campos ’web/unsecure/base_url’ e ‘web/secure/base_url’ anteriormente, que configuram a URL base do seu Magento, logo preste atenção para apagar os campos corretos (verifique se o id é posterior ao campo ‘admin/url/use_custom’).

Lembre de limpar o cache e a sessão do Magento que ficam nos diretórios var/cache e var/session. Pronto, seu painel de administrador voltou a funcionar.

E como REALMENTE mudar a URL de Administrador (admin) do Magento de forma correta?!

Para mudar a URL de acesso ao admin do Magento basta editar um parâmetro no arquivo app/etc/local.xml.

Procure pelo código:

<frontName><![CDATA[admin]]></frontName>

Mude a palavra ‘admin’ para o nome desejado para sua nova URL.

Após salvar o arquivo limpe o cache e a sessão do Magento que ficam nos diretórios var/cache e var/session respectivamente e tente acessar seu admin com o novo nome.
[toggle title=”Fonte”]
http://denisspalenza.com/
[/toggle]

2014-08-29T14:04:07+00:00

RECEBA DICAS VALIOSAS NO SEU EMAIL

x