Instalação Passo a Passo via Downloader

Vamos ver em 9 passos os procedimentos de uma instalação via downloader do Magento CE?

A vantagem em utilizar esse modo de instalação é que você precisa enviar apenas um arquivo ao servidor. Dessa forma ganha tempo e reduz os riscos de arquivos corrompidos.

A desvantagem é que obrigatoriamente você precisa ter uma conexão com a internet no momento da instalação, mesmo que seja uma instalação em localhost. E a quantidade de etapas é bem maior.

1º Passo

A primeira coisa a se fazer então é entrar no site oficial da Magento Inc. e baixar  o instalador.

www.magentocommerce.com/download

Nessa simulação foi utilizado a versão 1.7.0.2 em localhost.

O downloader sempre vai baixar a última versão estável.

2º Passo

Agora você vai descompactar o arquivo downloader.php e iniciar a instalação pelo navegador informando a url de instalação /.php.

3º Passo

É realizado um processo de validação de servidor. Para validar os pré-requisitos citados no post Como Instalar o Magento.

Obviamente todos os itens devem fazer um check de cor verde.

Ainda nessa etapa você pode informar o local de acesso do banco de dados, para que o sistema valide suas configurações de database.

Não é obrigatório clicar em Check, você pode dar um Continue.

4º Passo

O sistema quer saber como você pretende gerenciar as instalações de módulos do Magento Connect.

Apenas clique em Continue para proceder com o download dos arquivos. Qualquer alteração de parâmetros, se necessário, pode ser feito após a instalação.

5º Passo

Aguarde alguns segundos e veja que já existem diversos arquivos de instalação no seu diretório. Basta continuar clicando em Continue.

Agora sim você deve ver a tela para inciar o processo de download do sistema por completo. Clique em Start the download process.

O antigo sistema downloader iniciava nessa etapa.

Quando a tela de download apresentar a mensagem “Download completed. You can proceed with installation” significa que todos os arquivos foram baixados para seu diretório de instalação.

Terminado essa etapa você pode enviar o pacote de tradução português brasil e assim dar continuidade a instalação já traduzida. Baixe o pacote de tradução disponibilizado aqui no blog gratuitamente.

6º Passo

A partir desse passo todos os modos de instalação são idênticos!

Termos e condições de uso do sistema na versão OSL v.3, você precisa aceitar para dar continuidade ao processo.

7º Passo

Hora de informar suas regionalidades, ou seja, o idioma (Português Brasil), a moeda (Real brasileiro), e o timezone referente a seu ajuste de horário (E.South America Standart América_São Paulo).

O Google Chrome apresenta problemas de cookie nessa etapa da instalação. Utilize outro navegador durante a instalação do Magento.

8º Passo

Essa é a etapa mais técnica da instalação. Você precisa informar novamente o host, usuário e senha do database (banco de dados).

Se você utilizar esse database com outras tabelas, informe o valor “Mag_” no campo “Prefixo das Tabelas“, caso contrário deixe em branco.

Se você informar um prefixo, será necessário inserir o mesmo prefixo no script SQL para traduzir as palavras do banco de dados.

Informe a url base do seu site (www ou localhost). E o caminho adicional para acessar o backend do sistema (/admin).

O Magento não vai permitir uma URL Base em localhost, utilize o IP 127.0.0.1

Se você possui a biblioteca mod_rewrite habilitada no servidor, marque a opção Use Rewrites para fazer uso de url’s amigáveis (SEO). Se você marcar essa opção e não tiver a biblioteca habilitada, vai dar problema.

E finalmente indique como o sistema deve gerenciar as sessões. Por ser um assunto polêmico entre os desenvolvedores, a decisão fica por sua conta.

Na dúvida utilize a sugestão da Magento (que já vem marcado).

9º Passo

Chegou o momento de criar o primeiro administrador do sistema. Informe nome, senha, e email de contato.

É preciso criar uma chave de segurança pro sistema. Essa chave será usada na criptografia dos dados (por ex.: senhas).

Se você deixar em branco, o sistema vai gerar uma chave automaticamente.

Está pronto!

Sua instalação Magento esta finalizada. Agora você já pode acessar o backend e começar a cadastrar seus produtos. Seu frontend também já esta funcional.

Aproveite as dicas deste blog para personalizar seu frontend e configurar seu backend.

Você também pode instalar o Magento CE por Full Release ou com SSH.

Sucesso!

FONTE:  http://mariosam.com.br/

2015-06-29T19:45:24+00:00

RECEBA DICAS VALIOSAS NO SEU EMAIL

x