Tem muita gente querendo entrar pro comércio virtual. E muitas dessas pessoas já atuam no mercado tradicional, e querem fazer essa inclusão digital de qualquer maneira.

Então muitos lojistas decidem começar colocando sua marca na internet, estar presente é o objetivo primário. Depois, no futuro, quem sabe, com conhecimento e experiência, então iniciar as vendas online.

Logo, muitos deles decidem (por orientação de alguém) criar uma loja virtual em Magento, mas apenas como catálogo virtual, sem a funcionalidade de vendas. Pois dessa forma fica muito mais fácil fazer a transição no futuro (de catálogo virtual para ecommerce).

No Frontend

O frontend depende muito do template/tema que você esta utilizando. E de como ele foi construído (dentro ou fora dos padrões).

Ele é responsável por apresentar e organizar as informações, então a maneira mais rápida e fácil de ocultar informações é manipulando o tema. Nesse caso o styles.css que fica em (considerando o tema padrão do Magento):

skin -> frontend -> default -> default -> css -> styles.css

Primeiro precisamos decidir o que iremos ocultar. Imagino que o preço do produto seja uma informação a ser ocultada. E para isso basta adicionar o atributo display:none ao seu class.

.price-box { display: none; }

Outra informação que poderia ser suprimida, é o botão [ comprar ]. Que pode ser ocultado da mesma forma, usando as classes:

.add-to-cart { display: none; }
.btn-cart { display: none; }

Obviamente as classes citadas acima dependem do seu template/tema.

Dica! Se você deixar a quantidade do produto como zero, e o produto indisponível, automaticamente o botão [ comprar ] é retirado da tela, e você não precisa modificar o CSS acima.

No Backend

Ok. Você retirou preços e o botão comprar da tela. Mesmo assim, por segurança e para evitar surpresas, você precisa desabilitar a tela de checkout do sistema. Navegue em:

Sistema -> Configuração -> Vendas -> Fechar Pedido [Opções ao Fechar Pedido]

Na opção “Exibir Página de Checkout” você altera para “Não“.

catalogo-virtual-magento-1

Outra configuração que você deve observar. Ficam em:

Sistema -> Configuração -> Vendas -> Configuração de Entrega [Opções de Endereçamento]

O campo “Permitir Entrega para Vários Endereços” deve ser marcado como “Não“. Caso contrário o usuário consegue finalizar um pedido mesmo sem página de checkout.

catalogo-virtual-magento-2Dessa forma você consegue transformar seu Magento em uma catálogo virtual.

Porém, quero deixar claro que eu não recomendo isso. Você até pode efetuar essas modificações enquanto a loja não fica pronta, mas o Magento foi feito para vender. Se você pretende manter um catálogo virtual procure outra ferramenta.

Sucesso!

FONTE:  http://mariosam.com.br/