Magento Verificando Câmbio Internacional Automaticamente

magento-cambio-internacional-01

Quando você ou seu cliente trabalha com exportações manter os valores dos produtos em sua moeda local pode acabar em perdas de vendas, para solucionar este empecilho vou apresentar um recurso nativo do Magento que você vai amar.

Em meu post anterior mostrei Como Configurar Múltiplos Idiomas no Magento, através da possibilidade de utilizar visões de loja para disponibilizar a sua loja virtual em outros idiomas para os seus clientes, o resultado final para conversão de moedas é igual ao da alteração do idioma, mas veremos que a configuração é mais simples e direta.

O Magento traz diversas moedas instaladas no seu sistema, de uma olhada em Sistema -> Configuração ->

[Seção Avançado] -> Sistema e na guia Moedas você encontrará todas as moedas disponíveis para uso.

Opcionalmente você pode selecionar quais são as moedas permitidas para uso ou não em sua loja virtual, mas isso não fará diferença no resultado final do câmbio internacional em nossa configuração.

Agora que você já sabe as moedas suportadas no Magento e já foi apresentado ao local onde configura isso, vamos fazer o Magento exibir moedas internacionais para os clientes. Vá em Sistema -> Configuração -> [Seção Geral] -> Configuração de moeda, você deverá ver a tela na imagem abaixo:

magento-cambio-internacional-02

 

Na primeira guia “Opções de moeda” deverá ser informado a moeda base, ou seja, sua moeda local, no campo seguinte você informará qual a moeda exibida por padrão na loja virtual e por fim, selecione quais as moedas permitidas em sua loja.

A segunda guia “Webservicex” é o nome de um sistema de cotação de moedas disponível gratuitamente na internet, você configura o tempo em segundos permitidos para comunicação com o webservice deles, evitando que sua loja fique sobrecarregada caso o serviço deles não responda a sua requisição.

E na terceira guia “Configurações de importação programadas” é onde você habilita o Magento a fazer a atualização do câmbio internacional automaticamente para as moedas usadas na loja virtual. Você deverá habilitar o serviço, informar qual o horário que ele deverá funcionar e a frequência, o restante das informações é opcional e para uso informativo sobre o status da atualização do câmbio.

Sua loja irá verificar o câmbio e atualizar seu sistema de forma a converter o valor dos seus produtos da moeda local para a moeda selecionada pelo cliente. Simples não é mesmo! Apenas ressalto que para a atualização automática funcionar devemos configurar o serviço Cron para o Magento, mas isso é assunto para outro post.

Agora vamos aprender a fazer isso manualmente, até porque, a menos que você espere o Magento verificar os valores do câmbio, não teremos como testar a configuração. Para isso vá até o menu Sistema -> Gerenciar câmbio -> Taxas

magento-cambio-internacional-03

Veja que as moedas selecionas durante a configuração são listadas, agora basta pressionar o botão “Importar” ele fará a atualização dos valores atuais, antes de sair não esqueça de “Salvar” para o Magento validar.

Observe também que os campos dos valores estão abertos para edição, ou seja, você pode colocar o valor que preferir, claro que você não vai inserir qualquer valor, mas já sabe que é possível fazer a atualização manual do valor para cada moeda estrangeira, o que pode ser uma loucura se você utiliza muitos tipos de moeda em sua loja virtual.

E para finalizar basta conferir no frontend da sua loja virtual que aparece um campo para seleção de moeda, muito parecido com a seleção do idioma.

Ao alterar a moeda os valores dos produtos em sua loja virtual mudam automaticamente.

É isso, agora você pode conquistar mais clientes.

2017-01-24T20:24:08+00:00

RECEBA DICAS VALIOSAS NO SEU EMAIL

x