Marketing Online: Primeiros Passos para tornar o seu Negócio Popular na Internet

Criar uma sólida rede de contatos e ter um perfil conceituado na Internet são aspectos fundamentais para a divulgação de produtos e serviços. O desafio consiste em entender que os consumidores estão cada vez mais seletos e críticos, sabendo utilizar, da melhor forma possível, as inúmeras ferramentas de marketing disponíveis no mercado, cada uma com o seu potencial e características específicas, basta utilizá-las da maneira correta, caso contrário o feitiço pode se virar contra o feiticeiro e, ao invés de conquistar clientes, você pode afungetá-los.

Este post descreve atitudes básicas (e iniciais) para quem deseja tornar-se conhecido na Internet utilizando recursos de baixo custo (até mesmo gratuitos) como meio de divulgação e disseminação de conteúdo.

Marketing de conteúdo

Existem diversas técnias e metologidas para a criação de conteúdo, desde a correta criação de um site (considerando otimização para SEO), criação de um blog e a participação ativa nas redes sociais. Todas as ações tem o mesmo objetivo: tornar a sua empresa ou marca popular.

Antes de iniciar a criação do seu conteúdo é necessário pensar o que o seu consumidor busca na Internet. Coloque-se no lugar dele, abrindo o site do Google e digitando algumas palavras chave. O que os seus clientes procuram ? Seja objetivo e eficiente na criação do conteúdo, fazendo com que as ferramentas de busca encontrem o seu site mais facilmente.

Não pense em produtos ou serviços, pense em informações. Envolva o seu cliente em meios de comunicação com assuntos alternativos relacionados ao seu negócio, mostrando conhecimento sobre a sua área de atuação e divulguando informações inteligentemente. Assim será possível cirar o caminho necessário para o que o seu cliente alcance o seu produto ou serviço como uma consequência de uma busca na Internet relacionada ao assunto. Lembrando que não é possível criar conteúdo para tudo e todos, pense em informações essenciais para o seu negócio e crie apenas conteúdos relevantes.

Matenha o foco sobre o que é pretendido do público-alvo (caso você não tenha definido o seu público-alvo, agora é uma boa hora): você quer que os seus clientes encontrem a sua empresa e se dirijam a uma loja? Você quer que eles comprem online? Você quer que eles entrem em contato por telefone? Tenha bem devido o que você quer que o cliente faça depois de acessar o seu site e haja diretamente no seu objetivo.

Marketing nas mídias sociais

Não confunda divulgação com propaganda. Não é possível oferecer algo para os seus clientes sem antes criar um relacionamento com eles, não seja chato. O importante é manter o foco em relacionamento e comunicação, cedo ou tarde um cliente irá acessar o seu site e consultar os seus produtos ou serviços.

Como o objetivo é atingir o maior número de pessoas, diversifique os meios de disseminação do seu conteúdo, mantendo periocidade na publicação e contato com o cliente.

Faça um mapa: uma lista dos principais blogs (mínimo 15) relacionados ao seu negócio (possivelmente fonte de informações que os seus cliente já usam). Esteja constantemente atualizado com esse conteúdo, participando de fóruns, listas de discussões e comentando os posts (sempre informando o seu contato e o seu site nas assinatudas dos comentários)

Normalmente os consumidores querem ser atendidos através do mesmo canal de comunicação utilizado para o contato, caso você tenha recebido um recado no Twitter, responda através do Twitter, caso o contato tenha sido através do Facebook, utilize o Facebook para responder. Ouça primeiro, Interaja quando necessário, responda quando perguntado (rapida e eficientemente). Consumidores não querem empresas perfeitas, mas empresas que se importam com ele.

Conclusão

As palavras chave para geração de relacionamentos duradouros com os clientes são comunicação e relacionamento. Crie um vínculo sustentável com o seu cliente, preocupe-se com ele e entre em contato antes que ele precise alguma coisa.
Tomando as medidas corretas de publicidade o resultado em popularidade será uma consequência, porém não acredite em “formulas milagrosas” (principalmente investimento pouco), o resultado virá com o tempo e muito trabalho, a criação da identidade do seu negócio não será da noite para o dia e depende de muitos fatores.
Também, é necessário alocar recursos para realizar todas as tarefas necessárias. Escrever posts, acompanhar o Twitter, Facebook, Google+, MySPace (e outras redes sociais), participar ativamente de fóruns e discuções na Internet exige esforço e conhecimento sobre o assunto. Por isso essas atividades podem ter grande relevância nos cronogramas.

 

[toggle title=”Fonte”]
http://www.fxplabs.com.br/blog/
[/toggle]

 

2013-06-11T19:16:36+00:00

RECEBA DICAS VALIOSAS NO SEU EMAIL

x