Novos Usuários no Backend

https://www.youtube.com/watch?v=Roh0kI9ioVY

Quando instalamos o Magento, na última etapa de configuração, criamos o primeiro administrador do sistema.

Clique aqui para ver Como Instalar o Magento ou aqui para Recuperar a Senha do Administrador.

E você provavelmente possui uma equipe de operações, ou então vendeu o sistema para alguém que possui uma equipe de operações.

Nesse caso, além do usuário “admin“, vamos precisar cadastrar outras funções com diferentes níveis de acesso, como por exemplo: operador de vendas, analista de consumo, gestor de marketing, etc.

Nunca compartilhe

Muita gente quando esta começando no Magento, acaba compartilhando o acesso de administrador com toda equipe, principalmente quando a equipe se resume a duas ou três pessoas apenas. Até por desconhecer por completo as funcionalidades do sistema.

Outras pessoas acabam cadastrando um operador de vendas com muitas permissões de acesso. E em uma terça-feira chuvosa, sem muito o que fazer no escritório, esse vendedor resolve aprender Magento na prática e começa a explodir explorar a ferramenta.

E é justamente nesse momento que o telefone do suporte começa a tocar enlouquecidamente porque o site esta fora do ar, sem ninguém ter feito “nada”.

Cada um no seu quadrado

Antes de criar os usuários administradores do sistema, precisamos criar os grupos de acesso, ou seja, os níveis de permissões em que estes usuários irão trabalhar. Para isso vá em:

Sistema -> Permissões -> Nível de Acesso

Essa página já lista todos os níveis de acessos criados anteriormente. Após a instalação do Magento temos apenas o nível Administrador. Então clique no alto a direita em

[ Criar Nível de Acesso ].

O cadastro é bem simples na verdade. Você vai informar um nome que identifique o grupo. E depois definir quais as permissões de acesso, marcando as funções do sistema que ficarão disponíveis para este grupo, salvar.

magento-usuario-imagem-01

Não se preocupe em acertar de primeira, você pode alterar as permissões posteriormente.

Acesso autorizado

Depois que você criou todos os grupos de acesso, é hora de criar os novos administradores/operadores do sistema. E nem pense em criar um login “vendas” para compartilhar com todos os operadores de vendas. #xunxoalert

Sistema -> Permissões -> Usuários

Você deve criar um login de usuário por pessoa. Então depois de acessar o menu acima, clique em [ Criar Usuário ].

magento-usuario-imagem-02

Como você pode ver, é um formulário de cadastro bem simples. Basta preencher os campos do form, e depois no menu “Permissões de Acesso” selecionar o grupo à que pertence este usuário, seu nível de permissão no sistema.

Com o último campo “Essa conta está Ativo“, permite que você retire o acesso do usuário sem precisar excluir ele do sistema. Caso você queira retirar o acesso de alguém que está de férias, ou restringir o acesso ao horário de expediente.

Em regras REST você não vai fazer nada, porque você não criou nenhuma regra em nível de operação (leitura/escrita).

Controle avançado

Se você esta conhecendo o Magento agora, provavelmente esta procurando alguma informação do tipo: Como criar um administrador por loja, que tenha acesso somente a loja dele.

O Magento Community permite sim criar diversas lojas em uma única instalação, porém, são lojas de uma única empresa, onde o administrador do sistema e seus operadores terão acesso à todo o sistema, independente do número de lojas.

Para ter um controle individual, administrado por loja, você deve procurar algum módulo no Magento Connect que ofereça essa funcionalidade extra. Ou então você pode conhecer o Magento Enterprise (versão paga).

Sucesso!

2017-01-24T20:24:34+00:00

RECEBA DICAS VALIOSAS NO SEU EMAIL

x